sexta-feira, 27 de março de 2009

Malhação: A lavagem cerebral nos jovens!

Foto: Site Globo.com


Uma Telenovela que retrata o cotidiano de jovens de classe média alta, com foco maior no colégio. Para a emissora é uma espécie de “Escola” de atores, para que os mesmos possam ingressar nas telenovelas de maior destaque da emissora. O intuito também é de formar novos telespectadores, assegurando assim sua audiência futura.

Não é difícil observarmos atitudes de nossos jovens, tendo como exemplo essa telenovela, pessoas com realidade totalmente diferente da imagem transmitida na mesma, mas que por certa “imposição” da Sociedade, acaba absorvendo esse tipo de mentalidade.

Já imaginou chegar ao seu colégio, ver que todos estão comentando sobre a Malhação e você não saber nada para debater? Mas como assim? Como uma pessoa não sabe o que passou na Malhação? Afinal ela passa na GLOBO.......

Deve ser mais cômodo “anestesiar” a mente com aquela realidade, do que buscar associar algo mais próximo a sua própria realidade.
Novelas com um sentido mais próximo da realidade é marginalizada, como Turma do Gueto por exemplo, se o jovem assistir, os demais o titulará como violento, como “bandido” etc...

O reflexo disso tudo são os adolescentes muito mais preocupados em “ficar”, garotas tendo gravidez precoce, afinal na Malhação tem garotas grávidas, então não deve ser tão ruim assim, afinal a menina sempre se dá bem no final, não é? Sendo que na realidade esses jovens deveriam estar preocupados com o seu futuro, preocupados em observar o Mundo em sua volta, em conquistar seus objetivos, correr atrás de seus sonhos.

Temos o direito de assistirmos tudo? Claro que sim, mas devemos ter sempre o olhar crítico, sempre saber interpretar o que estamos vendo, será que aquela historinha sempre repetitiva é por acaso? Será que o fato de os personagens na sua grande maioria ser de boa aparência é por acaso?


Um comentário:

  1. Excelente texto...
    Talvez vivamos em um mundo que busque naturalizar uma forma bestial de existência, a qual necessita, constantemente, criar ilusões para suportar a dor de suas limitações...que não consegue vislumbrar um horizonte para além de sua imediticidade cotidiana...
    No que se refere ao realismo fantastico da Globo - que romantiza a realidade - é fácil perceber sua distorção, na medida em que vomita na juventude, um conjunto de idéias sob a ótica do individualismo liberal burguês, escamoteando as contradições sociais que poderiam levá-los a libertarem-se de um estado de servidão estabelecido sob hipocrisia de uma igualdade meramente formal.

    Arakin Monteiro

    ResponderExcluir

Esse blog é feito por adulto e espero que as pessoas que fizerem um comentário, tenha no mínimo um pouco de bom senso, caso não saiba o significado dessa frase, é só procurar um dicionário. Sendo diferente medidas judiciais serão tomadas.
Grato.