segunda-feira, 13 de abril de 2009

Artigo no Observatório da Imprensa

foto: Globo.com
Eu observei uma crítica feita por Emanuelle Najjar, jornalista, em seu blog ( reflexão Midiática), com relação ao artigo publicado por mim no site Observatório da Imprensa a respeito da Telenovela Malhação. Em um determinado ponto da crítica ela cita o seguinte parágrafo: ”Discussões de nível anti-Globo minimizam a discussão, fornecendo argumentos vazios. Discussões sérias ocorreriam caso as razões fugissem daquilo que parece ser algo pessoal contra a emissora. Para falar do assunto, é preciso sair do âmbito teimoso de anti-fã e procurasse pontos individuais de questionamento, caso contrário, todo texto e toda crítica será vazia”.
Em primeiro lugar não tenho nada em particular contra a Globo ou qualquer outra emissora de televisão, acho que o artigo que publiquei no Observatório da imprensa foi mal interpretado pela jornalista.
No artigo, eu relato o conceito contra a telenovela em si, em nenhum momento foi citado a emissoras na qual ela é transmitida, porque eu teria algo contra a Globo? Existira algum motivo pra ser um “anti-Globo”? Essa telenovela retrata alguns assuntos do nosso cotidiano sim, agora ela retrata da forma que a realidade mostra?
Ou teríamos que acreditar que a telenovela não influenciou em nada o modelo de gravidez na adolescência ou o de “ficar” em nossos adolescentes, isso seria menosprezar a minha capacidade de raciocínio ou talvez um alto grau de ingenuidade talvez.
Poderíamos fazer uma pesquisa de campo, checar em loco a realidade nos colégios da nossa Cidade, por exemplo, para não virar uma discussão leviana, como alguns dizem, podemos fazer um levantamento de índices dos principais temas debatidos, antes e depois da telenovela.
Só acredito que temos que tomar o máximo de cuidado em ler e compreender um texto, para que não possamos fazer uma interpretação errada.

Um comentário:

  1. Olá, aqui é a Emanuelle Najjar, mandei um email para o endereço listado no seu perfil, ok?

    ResponderExcluir

Esse blog é feito por adulto e espero que as pessoas que fizerem um comentário, tenha no mínimo um pouco de bom senso, caso não saiba o significado dessa frase, é só procurar um dicionário. Sendo diferente medidas judiciais serão tomadas.
Grato.