terça-feira, 28 de abril de 2009

O Coelho Capitalista

foto: sempretops.com.br


Na semana da Páscoa, fiquei observando algumas atitudes, não consegui evitar uma reflexão, sobre qual o verdadeiro sentido dessa data? Parece ser Chocolate, o famoso coelhinho.

O Capitalismo surgiu lá no séc XIII, XIV, com o surgimento da classe burguesa, é o atual sistema em diversos países do mundo, e no Brasil não é diferente, inclusive sendo titulado como: “Capitalismo Selvagem”. Esse Sistema impõe na sociedade essa compulsão pelo consumo, ignorando o verdadeiro sentido da comemoração de datas comemorativas por exemplo, tornando portanto: “Coelho Selvagem”.

Isto já está enraizado na nossa sociedade, quem não se lembra da procura pelo ovo de páscoa, quem achar, pega o ovo inteiro pra si, os pais já incentivam de uma forma até inconsciente o filho a buscar o consumo, muitas vezes nem transmite para a criança o verdadeiro sentido da data.

Como explicar para essa criança, quando a mesma estiver maior sobre os impactos que o Sistema traz sobre a sociedade? Ela já estará fazendo parte disso tudo, pronto mais uma “vítima”.

Não seria bem melhor cultivar o almoço em família, o filho que mora longe ir visitar os pais, atos aparentemente simples, comum, mas que está cada vez mais difícil de ver.

Por isso se quisermos que algo mude nesse País, não basta conscientizar Homens e Mulheres, mas sim crianças, os pais educarem seus filhos de uma forma correta, mostrar os verdadeiros valores do ser Humano e não transmitir futilidades, por que isso a criança verá aos montes no decorrer da vida.

Esse é o caminho, é como se tivesse tirando água do Oceano com balde, mas se cada um de nós pararmos e fizermos uma reflexão, podemos começar a fazer a mudança